Roteiro gastronômico do 26º Inverno Cultural estimula a criatividade dos chefs.

Nove restaurantes de São João del-Rei e região estão participando do roteiro gastronômico do 26º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A proposta pretende incrementar o movimento do setor gastronômico durante o evento, além de incentivar a criação de novos pratos, seguindo a temática do festival.

Segundo a coordenadora gastronômica, Telma Valéria de Resende, o roteiro é importante para relacionar a programação do Inverno Cultural aos bares e restaurantes da região. “Ao mesmo tempo em que hospeda exposições e performances musicais, estimula a combinação de novos temperos e condimentos, usando a temática do evento”, afirma.

O nosso blog fez questão de visitar alguns restaurantes, para conhecer suas criações gastronômicas para o Inverno Cultural. Fotografamos os pratos dos restaurantes “Alecrim”, em São João del-Rei, e “Saliya”, em Ritápolis. . Confiram as fotos e vídeo:

culinr1

O prato preparado pelo restaurante árabe foi o “Quibão do Saliya”. É um quibe frito recheado com verdura refogada no azeite extra virgem e queijo gorgonzola “ritapolitano”.

1079769_646636195346478_624935428_n

 

Já o prato preparado pelo restaurante Alecrim foi o “Trilha de Minas”, uma trilha empanada em cama de purê de batata baroa
acompanhada com molho de camarão e queijo minas gratinado.

http://www.youtube.com/watch?v=82DXlsOw2wo&feature=youtu.be

O Roteiro Gastronômico é uma realização da UFSJ em parceria com a Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).